top of page

Dicas

Sugestões que resultam da minha experiência de colecionador e do contacto com outros colecionadores, não pretendem ser norma, apenas mais uma ajuda, sobretudo para quem se inicia nesta coleção e que se depara com variadas questões:

- Como e onde guardar a coleção?

- Como esvaziar um pacote sem o estragar?

- Como organizar a coleção?

- Como aumentar a coleção?

- Qual o significado dos símbolos existentes nos pacotes?

- Como identificar a origem de um pacote?

Como e onde guardar a coleção?

Existe uma variada gama de "embalagens" de açúcar, as antigas cintas que envolviam um cubo de açúcar, os típicos cubos franceses cujo invólucro envolve completamente o cubo de açúcar, os tetraedros, os sticks/tubos e os vulgares pacotes de açúcar com variadas dimensões e tipos de material, desde o papel ao celofane.

A maioria dos colecionadores guarda os pacotes vazios, evita-se a degradação do açúcar com a humidade, o elevado peso que acarretaria, para além da necessidade de mais espaço. O meio mais comum para os guardar é em micas com divisórias ou em pagelas feitas ao gosto de cada um. Tanto de uma forma como de outra, acabam depois por ser guardados em dossiês.

Eu guardo-os das duas formas e no caso das micas faço eu mesmo as divisórias a partir de micas A4. Com um ferro de soldar (máx. 30W) consegue-se fazer as divisórias à medida das nossas necessidades, basta um pouco de treino. Se precisar de mais informação contacte-me.

Como esvaziar um pacote sem o estragar?
Esvaziar um pacote de açúcar requer algum cuidado para não o danificar. Um x-ato é o mais indicado e o corte deve ser feito num bordo do pacote de modo a fazer uma abertura apenas numa das faces e sem interferir com palavras ou imagens. Depois deve-se retirar completamente o açúcar até ao último grão para evitar a degradação do açúcar com a humidade, provocando manchas escuras e a rotura do papel. Para quem não usa açúcar no café, como é o meu caso, esta tarefa pode ser feita em casa, mas que usa açúcar, ou anda com um pequeno x-ato no bolso ou então faz a abertura com o rabo da colher o que por vezes não é fácil e acaba por rasgar o pacote em vez de o abrir, mas a necessidade aguça o engenho e de certeza que haverá por aí outras formas de abrir o pacote sem o danificar.
Como organizar a coleção?
A organização da coleção é um verdadeiro quebra cabeças. Quando o número de pacotes começa a aumentar, aumentam também as dificuldades de organização da coleção. A forma mais corrente é dividir por temas, como por exemplo: hotéis, embaladoras, marcas de café, individuais e por série, por continentes e por países… No fundo não existem regras para organizar a coleção, cada um faz como entende, como mais gosta e como consegue.
Há também a possibilidade de apenas colecionar um tema ou dois, ou seja, especializar-se. Com o crescente aumento do número de pacotes emitidos, alguns deles sem qualquer tipo de qualidade ou de interesse como objeto colecionável, é cada vez mais comum encontrarem-se colecionadores de apenas determinados temas, é uma opção pessoal.
Como aumentar a coleção?
Este é sempre um dilema de quem começa uma coleção, como é que conseguimos aumentá-la rapidamente? Existem várias formas, umas mais dispendiosas que outras. Claro que a forma mais rápida é comprar os pacotes, sejam as caixas nos supermercados ou nos revendedores das várias marcas, sejam as séries e pacotes nos vários "vendedores" que existem pelo país fora, mas será também a forma mais dispendiosa e sobretudo a que dará menos "gozo".
 Trocar, procurar nos cafés, encontrar aquele pacote que há muito se procurava, é a forma que mais gozo me dá, cada pacote que entra na coleção tem um gosto especial.
 Ter muitos repetidos é importante para se fazerem trocas. Como se conseguem? Pode-se começar por exemplo por comprar uma caixa de uma série que saia numa determinada zona do país, assim consegue-se uma quantidade razoável para começar as trocas, depois é só continuar. Evidentemente que pacotes antigos não se conseguirão facilmente em trocas, esses mesmo só comprando.
Qual o significado dos símbolos existentes nos pacotes?
Para além das habituais referências existem alguns símbolos que podem ajudar na organização e identificação dos pacotes. Para saber o que representa cada um consulte este sítio: http://sweet.ua.pt/helder.bernardo/cuca/simbolos.html
Como identificar a origem de um pacote?
Quando se trata de pacotes estrangeiros por vezes é difícil identificar de que país são originários, muitas das vezes porque não dominamos o que lá está escrito. Uma coisa que pode ajudar é saber como se escreve açúcar nas várias línguas. O google tradutor pode dar uma ajuda.
Nesta página pode também encontrar alguma ajuda: http://acucar.somee.com/zAcucar.asp
 

País/Língua

ÁRABE

ALEMANHA

ÁUSTRIA

BIELORUSSIA

CAMARÕES

CHADE

COSTA RICA

ESLOVÁQUIA

ESTÓNIA

GABÃO

HOLANDA

INGLATERRA

JAPÃO

LITUÂNIA

MALÁSIA

NOVA ZELÂNDIA

ROMÉNIA

SUIÇA

UCRANIA

ZAIRE

"Açúcar"

سكر

zucker

zucker

uykap

sukri

sukar

azúcar

cukor

suhkur

sucre

suiker

sugar

砂糖

cukrus

gula

huka

zahar

zucker, sucre, zucchero

цукор

sukari

País/Língua

ÁFRICA DO SUL

ANDORRA

AUSTRÁLIA

BULGÁRIA

CANADÁ

CHINA

CROÁCIA

ESLOVÉNIA

FINLÂNDIA

GALES

HUNGRIA

IRLANDA

JUGOSLÁVIA

LUXEMBURGO

NIGÉRIA

POLÓNIA

RUSSIA

TOGO

VENEZUELA

 

"Açúcar"

suiker, sugar

azucar, sucre

sugar

3axap

sugar, sucre

secer

sladkorja

sokeri

siwgr

cukor

siúcra

secer, sladkor, wehep

suiker, zucker, sucre

sukar, shugur

cukier

caxap

sukli

azucar

 

País/Língua

ALBÂNIA

ARGENTINA

BÉLGICA

BRUNEI

CATALUNHA (ESPANHA)

COREIA

DINAMARCA

ESPANHA

FRANÇA

GRÉCIA

INDONESIA

ITÁLIA

LETÓNIA

MADAGÁSCAR

NORUEGA

REPÚBLICA CHECA

SUÉCIA

TURQUIA

VIETNAME

"Açúcar"

sheqer

azucar

suiker, sucre

GULA

sucre

설탕

sukker

azucar

sucre

ζάχαρη

gula

zucchero

cukURS

siramamy, sucre, sugar

sukker

cukr

socker

şeker

ðýờng

 
Nesta página pode também encontrar alguma ajuda: http://acucar.somee.com/zAcucar.asp
bottom of page